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 Regras e Caracteristicas

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KnightMaster
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MensagemAssunto: Regras e Caracteristicas   Regras e Caracteristicas Icon_minitimeSex Out 12, 2007 5:26 pm

PARTE I

Características

Cesta é o nome que comumente se dá ao lance de fazer a bola passar por esse aro; então marcam-se pontos - dois pontos no caso do arremesso entre a linha de fundo e a chamada linha dos 3 pontos, três se o arremesso vier de fora dessa área, e um ponto quando o arremesso vier de um lance-livre. As equipas devem fazer pontos sempre do mesmo lado - é o meio-campo de ataque - e defender o cesto oposto - no meio-campo de defesa. Obviamente a equipa que defende tenta impedir a equipe que ataca de fazer cesta, através da marcação, da interceptação de passes ou até mesmo do bloqueio (toco) ao arremesso. No entanto, contatos mais fortes são punidos como falta. Se o jogador fizer cinco faltas deve ser substituído e não pode mais voltar ao jogo. A partir da quarta falta coletiva de uma equipa, a equipe adversária tem direito a lances livres toda vez que sofrer falta. Caso esteja no ato de lançamento e a bola entre no cesto ele terá direito a um lance livre. No caso de a bola não entrar no cesto ele terá tantos lances-livres quando o valor do arremesso tentado ao sofrer a falta.

Atualmente o basquete internacional se encontra organizado pela FIBA - Federação Internacional de Basquetebol. Suas determinações valem para todos os países onde o basquete é jogado, exceto para a liga profissional de basquete dos EUA, a NBA, que mantém regras próprias pouco diferentes das regras internacionais. A expectativa é que as duas entidades aproximem cada vez mais seus regulamentos.

Para jogos regulamentados pela FIBA, o tempo de jogo oficial é de 40 minutos, divididos em quatro períodos iguais de 10 minutos cada. Entre o 2º e 3º períodos, há intervalo de 15 minutos, e invertem-se as quadras de ataque e defesa dos times; logo, cada time defende em dois períodos cada cesta. Ao contrário de outros desportos coletivos, não há sorteio para definir-se de quem é a posse de bola no começo do jogo: a bola é lançada para cima por um árbitro, e um jogador de cada equipa(normalmente o mais alto) posiciona-se para saltar e tentar obter a posse.
Jogador com a posse da bola.
Jogador com a posse da bola.

Não é permitido sair dos limites da quadra, e nos jogos oficiais também não é permitido que o jogador leve a bola para a quadra de ataque e retorne para a quadra de defesa. Além disso há também uma limitação de tempo (24 segundos) para fazer a cesta, e a proibição de que o atleta salte e retorne ao chão com a posse de bola, sem executar arremesso ou passe. As faltas são cobradas da lateral de quadra, assim como as demais violações; no entanto, caso uma equipa cometa mais de 4 faltas num período, as faltas do adversário passam a ser cobrados na forma de lance livre: o jogador se posiciona numa linha a 4,60 metros da cesta e arremessa sem a marcação dos rivais. O lance livre também é cobrado quando um jogador sofre falta no momento em que está tentando um arremesso - independentemente do número total de faltas da equipa adversário.

Além da NBA, que é considerada uma liga muito emocionante e espetacular, o principal torneio de clubes de basquete é a Euroliga. Se de um lado a NBA conta com os jogadores de maior poder defensivo e de força, a Euroliga conta com jogadores mais cerebrais e técnicos. Já entre as seleções, os torneio mais importantes são o Mundial da FIBA e os Jogos Olímpicos.

O basquetebol em cadeira de rodas é uma modalidade bastante conhecida entre os desportos para pessoas com necessidades especiais.

O Mini Basquetebol é a forma de disputa do deporto para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete. Algumas regras são diferentes do basquetebol tradicional. A altura da cesta (do aro até o solo) é de 2,60m. O tempo de jogo recomendado pela FIBA é de 2 (dois) períodos de 20 minutos, no entanto, alguns Estados criam adaptações a esta regra visando um maior desenvolvimento do jogo.

Objetivo do jogo
Uma bola de basquetebol
Uma bola de basquetebol

O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo, vence.

A competição é dirigida por:

* Três árbitros – que têm com função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.

* Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.

* O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo

* Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipe dispõe para a posse ininterrupta da bola.

Posições

São usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipas temos dois alas, dois pivôs e um armador. Armador ou base é como o cérebro do time. Arma as jogadas e geralmente começa com a bola. Alas ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o armador, ou fazer muitas cestas. Pivôs ou postes são, na maioria das vezes, os maiores do time. Com sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitas enterradas e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos.

Regulamento (FIBA)
Diagrama das dimensões de uma quadra oficial
Diagrama das dimensões de uma quadra oficial
Diagrama das dimensões de uma tabela oficial
Diagrama das dimensões de uma tabela oficial

* Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 elementos cada (em jogo), mais 7 suplentes.

* Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.

* Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração os 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

* Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.

* Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas.

* Pontuação - Um cesto é valido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através ou na rede fique presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,15m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

* Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.

* Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.

* Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.

* Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas colectivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).

* Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.

* Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.

* Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque.

* Regra dos 24 segundos - Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.

* Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem um ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.

* Transição de campo – Um jogador cuja equipa está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa.

* Dribles - Quando se dribla pode-se executar o nº de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

* Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.

* Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.

* Falta anti-desportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.

* Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos ou atitudes ofensivas, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.

* Falta da equipa – Se uma equipa cometer num período, um total de cinco faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.

* Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.

* altura do aro -a altura do aro e de 3,05 centimetros.


Última edição por em Sex Out 12, 2007 5:27 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Regras e Caracteristicas   Regras e Caracteristicas Icon_minitimeSex Out 12, 2007 5:26 pm

PARTE II

Fundamentos do basketball

Assistência

Assistência é um passe certeiro que encontra outro companheiro de equipe, livre de marcação, e acaba convertido numa cesta. Para os americanos, o jogador que faz assistências é mais importante até que o cestinha da equipe(jogador com maior numero de pontos por partida de uma equipa).

Corridas

De frente, lateral, de costas, zig-zag e perseguições.

Giros

Para frente e para trás.

Paradas

A um tempo e a dois tempos. Podendo ser chamado de jump, uma jogada ao qual o atleta da um tempo no ar para executar um arremesso.

Saltos

A um pé, dois pés, em deslocamento.

Fintas

Pela frente, por trás, reversão e por baixo das pernas.

Drible

* Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
* Drible de protecção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola.

Passe

O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.

* Passe de Peito - Como o nome indica, com a bola à altura do peito é arremessada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.

Determinantes técnicas:

1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços;
4. Executar rotação dos pulsos;
5. Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo

* Passe picado - Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo;

O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito.
Determinantes técnicas:

1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços;
4. Executar rotação dos pulsos;
5. Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo;
6. Dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente.

* Passe de ombro (ou de basebol) - É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido. A bola é arremessada como no arremesso de uma bola no baseball (daí o nome). É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.

Determinantes técnicas:

1. Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro;
2. Colocar o cotovelo numa posição levantada;
3. Avançar o corpo e a perna do lado da bola;
4. Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as distancias maiores

* Passe por cima da cabeça- É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.

Determinantes técnicas:

1. Elevar os braços acima da cabeça;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos.

Regras de Drible

Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible. Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.

O pé-de-pivô é determinado da seguinte forma:

Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô.

Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.

Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô.

Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.

Um jogador que esteja driblando ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos tempos rítmicos e, a seguir, arremessar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois passos (como é mais comumente executado), pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo.

Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também não pode: driblar a bola, pegá-la com as mão e driblá-la novamente; Não pode driblar a bola com ambas as mãos; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.

Regras de tempo

Falando sobre tempo:

* A qualquer momento do primeiro e segundo período a equipe tem direito a dois pedidos de tempo, que não se acumulam para os períodos seguintes; no terceiro e quarto períodos a equipe tem direito a três pedidos de tempo.
* Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15 minutos.
* Não é permitido ficar dentro do garrafão por mais de 3 segundos com ou sem posse de bola.
* Não é permitido ficar (com a bola) mais de 8 segundos na zona (lado da quadra) de defesa.
* A equipe tem 24 segundos para executar um arremesso à cesta do adversário.
* Quando há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo, não pode segurar a bola por mais de 5 segundos.


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